quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Necessidades Naturais de Seres Vivos

    
    Para não generalizar muito, resolvi falar especificamente de necessidades naturais de seres vivos. Justamente por não ser um tema amplo. Eu poderia dizer: necessidades naturais de elementos do meio em que vivemos, ou do universo, não é?
    Vamos pensar: quais são as necessidades naturais de uma faca? Claro, para ela manter todas as suas funções para as quais foi "fabricada". É só ler o modo de uso da embalagem (escrito pelo fabricante) e seguir dicas de pessoas que entendem do assunto, ou seja, aquelas que costumam "usar" frequentemente o objeto, adquirindo experiência sobre suas peculiaridades. Pensou? 
    Agora vamos falar de um ser vivo e não de um objeto: quais as necessidades naturais de uma cobra? Claro, para ela manter todas as suas funções para as quais foi "fabricada" (?) ou "criada" (?), ou seja, se manter saudável desempenhando suas funções fisiológicas normais (pra ela) e para que sua vida seja útil sobre a Terra. É só ler o modo de uso??? OOOOPA!!! Antes fosse tão simples... A cobrinha nasce e logo depois da saída dela do ovo, ploft! sai um manual de instruções! Seria o máximo! Mas na primeira linha desse manual estaria escrito: fabricado para uso em vida livre, não funciona bem em cativeiro. Decepcionante para quem cria esses maravilhosos seres, não? Tá, mas não sai manual e o mesmo não existe (a não ser que o Criador escrevesse), então no caso dos seres vivos temos uma opção apenas: conversar com quem entende daquele ser vivo, e falo exatamente de cada espécie, que "use" a tal espécie ou (mais aplicável) que observe e conviva mais com esses seres (livros também entram nessa parte e não na do Manual).
    Podem substituir para qualquer coisa no universo (passível de manipulação) que essa regrinha será a mesma.

    Algumas reflexões sobre o texto acima (deixe as suas nos comentários):

    1) Animais humanos e não humanos não nasceram para viver em cativeiro e essa condição provoca alterações com gravidade variável por uma série de fatores que merecem um post ou mais para discussão.
    2) A pessoa que observa e convive com cada espécie, um estudioso, está passível de erros, portanto o bom senso é sempre uma arma interessante. O estudioso nos dá diretrizes ao vivo ou por livros. Lembrar sempre que para qualquer assunto existem diferentes pontos de vista e a melhor coisa a fazer é tomar conhecimento de todos e avaliar o que mais faz sentido.
    3) A responsabilidade pela manutenção da qualidade de "vida" de qualquer coisa ou ser é de quem o mantém. Como possuímos objetos, nos denominamos donos do objeto, mas é impossível possuir vidas, portanto o termo "proprietário" não será usado quando relacionarmos um humano a um animal que o mesmo mantenha consigo. Guardamos as vidas, dessa forma o animal humano não é mais que um "guardião" e essa será a palavra usada aqui.
    4) O Bem Estar Animal é algo que temos que cuidar e medir apenas no cativeiro, em vida livre esse termo perde o sentido. (Quando um nicho é degradado podemos inferir que criamos um cativeiro para os animais que ali vivem, assim como para as plantas, pois restringimos sua área ao nosso prazer)

    O objetivo deste post foi introduzir o assunto e mostrar o teor dos temas que abordaremos e dar-lhes BOAS VINDAS.